Automação de Tarefas | Aumento de Produtividade

É necessário tempo para treinar, repetir eventos e estudar padrões específicos da função.

A automação de tarefas transforma a produtividade do seu dia-a-dia.

Tempo é um tesouro individual que ninguém pode negociar por outro ganho, e não há nenhum benefício em desperdiçá-lo, quer no trabalho, quer no nosso quotidiano pessoal.

Estamos todos cansados de processos burocráticos e administrativos longos e cheios de etapas de execução. Quem nunca desejou ter a “varinha mágica” que, com um simples abanar e um “abra-cadabra”, fizesse aparecer tudo feito, no trabalho ou em casa?

Felizmente também para quem trabalha com tarefas administrativas, a tecnologia veio realizar os sonhos mais ousados nesta matéria, e hoje em dia a Automação de Tarefas Administrativas é aliada indissociável de um desempenho eficiente, rentável e profissional. Existe uma infinidade de ferramentas de automação disponíveis no mercado facilmente encontradas numa pesquisa, como CRMs, softwares de contabilidade automatizada e plataformas de comunicação interna.

Mas, do que estamos a falar?

A automação das tarefas administrativas não é mais do que o uso de tecnologia para executar processos rotineiros e repetitivos para que as empresas ganhem eficiência e poupem tempo.

Os Softwares de automação podem ser aplicados em diversas funções, como a gestão de e-mails, onde permitem responder automaticamente a mensagens ou organizar a sua caixa de entrada. Por exemplo, quando faz agendamentos, os softwares garantem o envio de lembretes e a marcação automática de reuniões; no processamento de faturas, facilitam a emissão, validação e pagamento, enquanto no arquivo de documentos, organizam e armazenam digitalmente informações de forma segura e acessível, reduzindo o risco de erros manuais. E estes são apenas alguns dos exemplos mais simples.

3 vantagens de automatizar processos

  • Redução de Erros Humanos: a automação minimiza erros em tarefas repetitivas, como inserção de dados e controle financeiro.
  • Aumento de Eficiência: A capacidade de concluir tarefas administrativas mais rapidamente, liberta tempo para outras atividades.
  • Custo-Benefício: Cada empresa é um caso diferente, mas pode sempre comparar os custos de automação com a contratação de serviços de escritório tradicionais e perceber o que pode poupar a curto, médio ou longo prazo.

Será que temos mesmo que escolher entre as máquinas e as pessoas?

Pode sempre combinar automação com a contrtação de serviços de assistência virtual e apoio administrativo, e cria uma solução híbrida que lhe traz maior proveito da eficiência e personalização das tarefas. A automação agiliza aqueles processos repetitivos que quase nos fazem adormecer de pé, reduz erros e poupa-nos muito tempo, enquanto o apoio administrativo terceirizado traz o toque humano essencial para aquelas tarefas que requerem flexibilidade e empatia.

Esta sinergia permite à sua empresa aproveitar da melhor maneira os seus recursos, focar-se no crescimento estratégico do seu negócio e garantir um atendimento mais ágil e personalizado aos seus Clientes.

A automação dos processos administrativos está cada vez mais acessível às Pequenas e Médias Empresas (PMEs), que podem otimizar a gestão sem necessidade de grandes investimentos iniciais. Com ferramentas digitais simples e de custo reduzido (plataformas de faturação, CRM e soluções de armazenagem em nuvem), as PMEs podem automatizar tarefas repetitivas e aumentar a eficiência. Além disso, muitas dessas soluções oferecem planos escaláveis, para que as empresas cresçam de forma gradual e sustentável.

Implementar automação melhora a produtividade e liberta recursos, permitindo que as equipas se concentrem no crescimento do negócio.

A assistência virtual já existe há muitos anos, mas tem vindo a ganhar popularidade, especialmente com os avanços tecnológicos mundiais e a pandemia mundial, que veio forçar muitos trabalhadores a desempenharem as tarefas a partir de casa e, assim, esta forma de trabalho tornou-se mais proeminente.

Ao unir tecnologia e intervenção humana, é possível alcançar aquele equilíbrio, de que nunca podemos abri mão, entre eficiência e qualidade no atendimento.

Partilhe nas suas redes sociais

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *